quarta-feira, 22 de maio de 2013

Visita ao Museu Arqueológico do SAMBAQUI

        Uma das primeiras atividades do projeto foi a visita ao museu, lá os alunos e professores puderam entrar em contato com a história dos sambaquianos, vivenciando a história do sambaquiano. Houve palestra falando sobre a história do sambaquiano que viveu por aqui (Joinville e região) por quase 6.500 anos, sensibilizando e motivando alunos e professores através de uma dinâmica para percebermos a importância de preservarmos os sambaquis, o quer nos remete a nossa identidade cultural.
     O Museu Arqueológico do Sambaqui, existe desde 1969, e foi adquirido através da compra da coleção do arqueólogo autodidata Guilherme Tiburtius. Com muita pesquisa nos sambaquis da região, Tiburtius fez um grande acervo, que é material de pesquisa para estudantes, pesquisadores e pode ser visitado por toda a comunidade. 
        Então, o que é um sambaqui? Sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios, por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos - a própria origem tupi da palavra significa "amontoado de conchas". Mas essas elevações também contêm ossos de mamíferos, equipamentos primitivos de pesca e até objetos de arte, num verdadeiro arquivo pré-histórico. Os arqueólogos calculam que existam milhares de sambaquis espalhados pela costa do país. A conservação dos esqueletos encontrados se deve ao desprendimento do calcário existente nas conchas. Após o enterro, tendo conchas sobre o indivíduo, as águas das chuvas encarregam-se do processo de fossilização dos ossos. Por suas características físicas (forma, proximidade da água, propriedades do solo, etc), os sambaquis são verdadeiros refúgios de muitas espécies animais e vegetais, algumas delas ameaçadas de extinção. 
      Você sabe porque é importante preservar esse patrimônio? Ele é uma herança que recebemos coletivamente e sobre a qual todos nós temos responsabilidades. Da Arqueologia muitas vezes, depende a preservação ou a destruição dessa herança, que testemunha a existência de uma determinada sociedade ou de um determinado modo de vida.
XXXX




Nenhum comentário:

Postar um comentário