quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Você sabe o que é Sambaqui?

Sambaquis no Brasil:

Sambaqui (do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas"), também conhecidos como concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mounds, são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie; acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes.
São comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico, mas notando-se exemplares até no norte da Europa. O formato varia do cônico ao semi-esférico, a altura pode ser de menos de um metro ou até de 15 metros, também podendo se estender por longas áreas em termos de comprimento.
                                           
No Brasil, os sambaquis são distribuídos por toda a costa, chamando a atenção do europeu logo no início da colonização. A diferença de hábitos culturais e alimentares, levou à conclusão de que eram obra de uma sociedade distinta daquela dos Tupi-guaranis, que então povoavam toda a região costeira do país. Estudos recentes, sugerem que os sambaquis tenham sido produzidos por povos que viveram na costa brasileira entre 8 mil e 2 mil anos antes do presente.
No século XIX, esses monumentos pré-históricos foram visitados pelo Imperador D Pedro II, exímio naturalista, que por eles se encantou. No século XX, foram alvos de estudos por parte da Universidade de São Paulo e atraíram a atenção de Paul Riviet, o lendário Diretor do museu do homem, e "pai" da moderna Antropologia americana. No litoral sul do Brasil foram estudados pelo arqueólogo João Alfredo Rohn.
Hoje, os sítios mais importantes estão localizados no litoral sul do estado de Santa Catarina. As cidades de Laguna e Jaguaruna abrigam 42 sambaquis dos mais diversos tamanhos e alturas, destacando-se entre eles o Garopaba do Sul e o Jaboticabeira, (em Jaguaruna); e os Figueirinha I e II, mais precisamente na praia de Nova Camboriú  (também em Jaguaruna). Segundo análise de camadas intermediárias enviadas a um laboratório americano em maio de 2010, o Figueirinha I, por volta de 2510 a.C, já teria 2/3 de seu tamanho atual. Para efeito de comparação, a maior das pirâmides do Complexo de Gizé, a de Kufu, foi construída apenas 40 anos antes.

Museu do Sambaqui em Joinville:

A criação do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville se deu em 1963, com a compra da coleção arqueológica, com mais de 12.000 peças, pertencentes ao Sr. Guilherme Tiburtius. Procedente do litoral Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná, esta coleção constitui-se em relevante material remanescente de populações pré-coloniais cuja economia de subsistência se baseava, principalmente, na exploração de recursos flúvio-lagunares e marinhos.
A partir de 1972, com a inauguração de prédio próprio, o MASJ tem atuado em favor da preservação do patrimônio arqueológico do município e, muitas vezes, de municípios vizinhos. Com a guarda permanente de materiais arqueológicos da região, que são propriedade da União, as ações do MASJ são acompanhadas por constante crescimento dos acervos em decorrência de doações particulares, pesquisas arqueológicas e a localização de novos sítios no município e na região norte de Santa Catarina.


Fontes:
imagems:


3 comentários:

  1. muitu massa essas fotu maninhu, nossa fiquei abismadu :DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  2. eu juninhu e o meu amiguinhu luan amamos esses pots, abraçu :DDDDDDDDDDDDDDDD

    ResponderExcluir
  3. gosto muito dos posts de voces, não parem de postar hein.. rsrs :)

    ResponderExcluir