segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os quatro elementos: FOGO, ÁGUA, TERRA, AR.

      Nos dias 23 e 24 de junho, participamos de um curso com relação a Conferência Infanto-Juvenil abordando os quatro elementos. Este aprendizado fará com que possamos ter uma escola mais sustentável e consequentemente uma comunidade mais antenada com as questões ambientais. 
Abordaremos agora um resumo desta capacitação.


FOGO:
Palestrante Marina Oliveira.
     Várias foram as questões que remetem a importância, mas também a destruição que o fogo traz. Um ponto positivo e um dos mais importantes é que o fogo nos remete a sobrevivência humana, pois o homem se aquece, cozinha seus alimentos e ainda ele é fonte de luz. Uma das questões negativas são as queimadas indiscriminadas, onde as consequências são desastrosas tanto para nós, quanto para as plantas e os animais.
Dinâmica: caneta na garrafa.
O objetivo principal foi fazer com que um cooperasse com o outro, para que se atingisse um resultado positivo, assim será com o nosso planeta, a cooperação em grupo gera resultados onde todos são favorecidos.


ÁGUA :
Palestrante Daniela Miranda. 
Será que a água é importante em nossa vida?

Fonte: http://youtu.be/R7utzmnoku8

       O homem pode passar mais de 10 dias sem comer, mas  normalmente não sobreviverá sem água. A questão envolvendo este líquido tão precioso é polêmica, muitas nascentes acabaram porque não foram preservadas, se não cuidarmos, a desertificação fará com que muitas regiões de mata sejam extintas. Para manter as nascentes é preciso cuidar da mata ciliar que fica as margens para que aja renovação e consequentemente a purificação da água. Hoje as nações brigam pelo petróleo, mas amanhã farão o mesmo pela água, porque ela é fonte de vida.
A natureza é tão complexa como uma teia da vida, por isso cada um tem que fazer a sua parte.


TERRA :
Palestrante Daniel Habib.

Você sabia que a Terra é 8.484.848 vezes maior que nós?
Então, somos tão pequenos diante de nosso planeta, porém temos em nossas mãos um alto poder de destruição. Acabamos com nossas florestas para plantar soja e dar pastagem aos gados. Com os dejetos suínos depositados em uma vala de 1 metro de profundidade por 0,5 de largura poderiam ser percorrido de Florianópolis à Argentina, e estes jogam no ar gás metano, o qual contribui com o efeito estufa. Quando os raios de sol  não conseguem sair da atmosfera aquecem as calotas polares e aumentam a temperatura, o que propicia as altas temperaturas, a morte dos corais, dos ursos polares e atrapalham a rota de muitos pinguins.
O êxodo rural, fato que tem se agravado nos últimos anos propicia a saída do homem do campo para a cidade. Para 100 homens no campo, 10 ficam na terra. Por que será? As famílias que tem terras veem seus filhos indo para as cidades porque a princípio são mais atrativas e com mais recursos (internet, boates, parques de diversão, lojas, supermercados, educação, universidades, etc.), então o campo fica escaço e o governo não isentiva que os mesmos fiquem. Por outro lado as indústrias de pesticidas e os grandes latifundiários incentivam a monocultura e enchem seus produtos de agrotóxicos. A terra por receber o mesmo cultivo e os venenos provenientes dos produtos que são jogados nas plantas se tornam mais fracas. Querem incutir em nossas mentes que todos os produtos plantados precisam de agrotóxicos, mas na verdade não, o que elas querem é que continuemos comendo esses alimentos e fiquemos doentes para tomar os remédios que as grandes indústrias farmacêuticas produzem. Será que as grandes indústrias farmacêuticas são as donas das terras? Precisamos cada vez mais cuidar de nossas plantas, plantar sem agrotóxicos, e comprar os produtos direto da fonte, sem o atravessador, porque aquele que planta é o que menos ganha.
Dinâmica: O que é sustentabilidade?
Sustentar o próprio peso e mais o do amigo.


AR :
Palestrante Guilherme Blauthb
Como é bom respirar um ar puro. Percebemos que o ar está  cada vez mais pesado e as doenças respiratórias tem aumentado gradativamente. A poluição do ar advém de muitos meios, os quais são:  fábricas, queimadas, poeira, carros, ônibus, trem, aviões, bombas, vulcões, etc.. É importante e necessário que mudemos nossos hábitos, por exemplo, eu posso ir para o trabalho de ônibus, posso plantar árvores e as fábricas podem colocar filtros para não poluir o ar que respiramos. Um dos fatores mais importantes para que o planeta possa ter menos emissão de gases poluentes é a diminuição do consumo. Diminuir o consumo pode ser polêmico, mas é altamente necessário para nós e para toda a geração futura.
Jogos



Nenhum comentário:

Postar um comentário