sábado, 25 de agosto de 2012

Rio Cachoeira o berço de águas limpas?!

O rio Cachoeira e o principal de Joinville,SC,nasce no bairro Costa e Silva,Ao longo de seus catorze quilômetros de extensão, recebe diversos afluentes, entre eles os rios Morro AltoMathiasJaquarãoBucareinBom Retiro e o Boa Vista. Atravessa o centro a cidade, deságua na Lagoa do Saguaçú que liga à Baía da Babitonga.
A sua bacia hidrográfica ocupa uma região relativamente plana; sua nascente encontra-se a 40 metros acima do nível do mar. A foz é caracterizada por estuário sob a influência de marés e onde se encontram remanescentes de manguezais.


O rio recebe esgoto residencial, industrial; está completamente poluído. A municipalidade está investindo em estações de tratamento, porém com quase nenhum resultado. Joinville, construída quase ao nível do mar, o efeito das marés, e chuvas frequentes, há problemas de inundações em alguns afluentes, como o Bucarein, Mathias, Jaguarão e Itaúm, atingindo parte central da cidade.


enchente em Joinville em 2008.

Foi à sua margem esquerda que, em 1851 desembarcaram imigrantes suíços, alemães, noruegueses e outros, iniciando a colonização e a fundação da maior cidade de Santa Catarina.
monumento a barca colon em Joinville.

10 comentários:

  1. É falsa a informação da morte do jacaré Fritz. Ele está bem vivo, saudável e vigilante, no rio cachoeira. Convém, também, que ao usar imagens de terceiros, que dê o devido crédito. Pelo menos uma que está aí é minha e não vi o crédito da obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaríamos de pedir desculpas pela informação errada sobre a morte do jacaré Fritz. Reconhecemos que foi um erro gravíssimo devido a falta de comunicação entre os integrantes da equipe do blog. Não tivemos a intenção de ofender ninguém. Iniciaremos a reformulação do blog e retiraremos as imagens que estão sem créditos. Pedimos novamente desculpas pelo equívoco.

      Excluir
    2. Achei muito íntegro e respeitoso dos alunos da escola Jorge lacerda em criar um blog, mesmo que tenha ocorrido algum mal entendido.
      Acredito que os alunos integrantes, juntamente com seus professores estão de PARABÈNS ,
      Existem muitas pessoas que apesar de seus erros são grandes exemplos.
      E quem é que nunca o fez?? até no Jornal nacional eles que são "gente grande" há equivocos e falhas e vale aceitar as desculpas de nossos estudantes jovens,que tanto fazemos para criá-los bem ,com cultura,educação e acima de tudo respeito e honestidade.
      Tendo em visto que muitos matam,roubam...
      Ainda bem que o tal do FRITZ está bem,mas e quantas pessoas morrem e ninguém dá a minima realmente...
      Acho que isso de atacar o blog se compara á incitação de ódio aos nossos jovens ESTUDANTES
      Mãos de ferro deverá ser usado para aqueles que realmente cometem crimes ediondos e tal..
      quem tem mais estudo que sirva de mestre maior e ensine-os com palavras de otimismo e consideração pelo BLOG feito.
      Um dia todos fomos estudantes...
      E erramos várias vezes e retornamos outras tantas para consertar...

      Excluir
    3. Que fazer?que esperar?pedido de desculpas foi feito,arrumar oque saiu errado também!
      Mas neste BLOG não faltou pessoas de valor e de carater...
      A orientação filosófica da vida nasce exatamente na obscuridade,oque percebo na furia das palavras do julgador
      Filosofar é decidirmo-nos a despertar em nós a origem,
      é reencontrarmo-nos e agir, ajudando-nos a nós próprios com todas as forças.
      São dois os seus caminhos: a meditação solitária por todos os meios de consciencialização e a comunicação com o semelhante por todos os meios da recíproca compreensão, no convívio da ação, do colóquio ou do silêncio.

      Karl Jaspers, in 'Iniciação Filosófica'

      Excluir
  2. É lamentável que um blog que diz criado para ajudar o meio ambiente divulgue falsas informações. A imagem que diz ser do Fritz é de um lagarto. Eu o fotografei e o filmei, morto. Está no vídeo "O rio que teima pela vida" http://www.youtube.com/watch?v=4jqsPldeoG0

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem... depois deste susto vale lembrar que os cidadaos Joinvillenses precisam cobrar uma atitude do proximo prefeito, para que este cuide do Rio Cachoeira. Este é um dos rios de Joinville, este é o nosso rio.

    ResponderExcluir
  4. Informação falsa, foi fotografado recentemente vivíssimo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jorge
    Sou repórter do Jornal A Notícia e gostaria de entrar em contato com vc para uma reportagem. Encaminhe seu telefone para o e-mail mariana.pereira@an.com.br para que possamos entrar em contato. Att Mariana

    ResponderExcluir
  6. bom é lamentável postar algo falso primeira coisa para se fazer um blog você tem que saber se oque você está postando é real para não passar informação errada para os outros,mas tudo bem isso acontece ,mas não é só por isso que vamos sair apedrejando eles... educação e respeito é bom e todos gostam.E se fosse o blog de vocês? não iria ser legal se uma pessoa saisem falando mal desse jeito sobre ele.Então pelo menos tente entender q foi só um erro pois eles já pediram desculpas okay.

    ResponderExcluir